|
NOTA OFICIAL
DISPÕE SOBRE O
REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS
DAS CATEGORIAS
BASICAS DE FUTSAL
PRE-MIRIM, MIRIM,PRE INFANTIL, INFANTIL E JUVENIL TEMPORADA 2014, DENOMINADO
“1ª
COPA ASVALE ”
FUTSAL DE BASE
O departamento de futebol da ASVALE, no uso de suas atribuições, e nos termos da decisão do
conselho técnico competente, em reuniões realizadas no mês
de AGOSTO de 2014.
RESOLVE:
Publicar com a presente nota oficial, as normas estabelecidas e aprovadas pelo
Conselho Técnico, para disputa dos “CAMPEONATOS DAS CATEGORICAS BASICAS DE
FUTSAL PREMIRIM,MIRIM,PRE INFANTIL, INFANTIL E JUVENIL”” da presente
temporada.
1
–DOS CLUBES INTEGRANTES:
Art. 1º -
Participarão do Campeonato das Categorias Básicas de Futebol do corrente ano,
as 19 (Dezenove) seguintes associações
esportivas:
Ø Centro
de Desenvolvimento Esportivo Olímpico
----- ---------- - ---Carangola - MG
Ø Guaçui
Atletico Clube---------------------
----------------------------------Guaçuí – ES
Ø Escola
de Futsal João Clara----------------------------------------------- ---Espera Feliz – MG
Ø
Panela Futsal ------------------
------------------------------------------------Tombos-MG
Ø
Serrano Futebol
Clube---------------------------------------------------------Caparaó – MG
Ø
Escola de futsal Alto Caparaó
-----------------------------------------------Alto Caparaó – MG
Ø
Escola de Futsal Nova Geração ------------------------------------------Faria
Lemos - MG
2 –DO INICIO DO CAMPEONATO:
Art. 2º - O Campeonato terá início no dia 29 de Outubro 2014 e término no mês de Janeiro de 2015
3-DAS FINALIDADES:
Art. 3º - A COPA
ASVALE DE FUTSAL visa principalmente o incentivo da criança e do jovem ao
estudo, ao lazer, a união das comunidades, bem como o intercâmbio de crianças e
jovens da região do Vale do Carangola e Zona da Mata, além de, descobrir novos
talentos para o futebol de campo do Estado e do Brasil. Para isto, alguns,
aspectos importantes, deverão ser observados, por todos integrantes de cada
equipe (Direção, Representante, Comissão Técnica e Jogadores) assim como os
árbitros:
a) Obediência ao regulamento;
b) Educação nos atos,
postura, comportamento e disciplina;
c)
Imparcialidade e cumprimento das regras do futebol;
4 –DA
FORMA DE DISPUTA:
Art. 4º - Os Campeonatos das Categorias Básicas de Futsal,
temporada 2014, será disputado pelas 7 (Sete) associações inscritas, em 5(cinco)
fases distintas, denominadas Classificação ,Repescagem, Repescagem 2, Semifinal e Final.
Art. 5º - Serão utiliadas as regras
oficiais da CBFs
5 –
DA PRIMEIRA FASE:
Art. 6º - A Primeira
Fase será disputada pelas 7 (sete) equipes divididas em chave única
em TURNO UNICO, observando o mando de quadrs prescrito na tabela de jogos.
(Olhar no
site tabela fase classificatória)
CHAVE A - formadas pelas equipes –
|
|
C.D.E. OLIMPICO
|
(PM - M –
PIN -IN - JU)
|
ESCOLA DE FUTSAL NOVA GERAÇÃO
|
(PM - M – PIN -IN - JU)
|
ESCOLA DE FUTEBOL JOÃO CLARA
|
(PM - M –
PIN -IN - JU)
|
GUAÇUI ATLETICO CLUBE
|
(PM - M –
PIN -IN - JU)
|
PANELA FUTSAL
|
(PM - M – PIN -IN)
|
ESCOLA DE FUTSAL ALTO CAPARAO
|
(PM - M – PIN -IN - JU)
|
SERRANO FUTEBOL CLUBE
|
(PM - M – PIN - - JU)
|
Art. 7º - Ao termino dos jogos da Primeira Fase, a classificação
para a Fase Repescagem será da seguinte forma:
*Categoria Pré Mirim–
Jogaram esta fase as equipes classificadas nas 4
ultimas colocações, seguindo o confronto da tabela de jogos.
Parágrafo Único: O 1º, 2º e 3º colocados da 1ª fase passam direto para a Semi de Final.
*Categoria Mirim.
Jogaram esta fase as equipes classificadas nas 4
ultimas colocações, seguindo o confronto da tabela de jogos.
Parágrafo Único: O 1º, 2º e 3º colocados da 1ª fase passam direto para a Semi de Final.
*Categoria Infantil
Jogaram esta fase as equipes classificadas nas 3
ultimas colocações, seguindo o confronto da tabela de jogos.
Parágrafo Único: O 1º, 2º e 3º colocados da 1ª fase passam direto para a Semi de Final.
.
*Categoria Juvenil
Jogaram esta fase as equipes classificadas nas 3
ultimas colocações, seguindo o confronto da tabela de jogos.
Parágrafo Único: O 1º, 2º e 3º colocados da 1ª fase passam direto para a Semi de Final.
.
Art 8º - Caso a equipe da cidade SEDE onde será realizada
as Semi finais e Finais não esteje entre as
3 melhores classificadas de cada categoria, a mesma herdara a posição de
3º colocada devido ter particpação garantida nas fases em questão.
6 – DA FASE REPESCAGEM:
Art 8º - Os jogos da fase, Repescagem, serão disputados em sedes
distintas que serão determinadas posteriormente.
Os locais pré – determinados para os jogos das Oitavas de
final, poderão ser invertidos ou alterados, se a comissão organizadora da COPA
ASVALE DE FUTSAL assim julgar necessário, para o bom andamento do Campeonato.
Art. 9º - A Fase Repescagem será disputada pelas associações
classificadas na primeira fase em cada categoria, conforme tabela de
jogos. (Olhar no site tabela repescagem)
ParágrafoÚnico: Em cada confronto estabelecido na tabela de
jogos, as equipes classificadas com melhor índice técnico na 1ª fase, jogam com
a vantagem do empate.
. Classificam para a fase Repescagem ( 2) as equipes vencedoras dos confrontos estabelicido na fase
Repescagem.
7 – DA FASE REPESCAGEM 2
Art 10º - Os jogos da fase, Repescagem (2), serão disputados em sedes
distintas que serão determinadas posteriormente.
Os locais pré – determinados para os jogos das Oitavas de
final, poderão ser invertidos ou alterados, se a comissão organizadora da COPA
ASVALE DE FUTSAL assim julgar necessário, para o bom andamento do Campeonato.
Art. 11º - A Fase Repescagem (2) será disputada pelas associações
classificadas na fase Repescagem em cada categoria, conforme tabela de
jogos. (Olhar no site tabela repescagem 2 )
ParágrafoÚnico: : As equipes jogarão em condições de igualdade, sem vantagens,
em um único jogo, conforme confrontos na tabela de jogos.Em caso de empate o
vencedor será conhecido na cobrança de 3 pênaltis, permanecendo o empate
pênaltis alternados até que se conheça o vencedor.
. Classificam para a fase Semi final as equipes vencedoras dos confrontos estabelicido na fase
Repescagem (2), mais as equipes classificadas conforme artigos 7º deste
regulamento.
8 – DA FASE SEMI FINAL e FINAL:
Art.
12 º
-A fase Semi Final será disputada
pelas associações classificadas na Repescagem (2), mais
as equipes classificadas conforme artigos 7º deste regulamento, divididas em
2 (duas) chaves distribuídas conforme tabela de jogos.(olhar no site tabela semi
final).
Atenção: As
equipes jogarão em condições de igualdade, sem vantagens, em um único jogo,
conforme confrontos na tabela de jogos.Em caso de empate o vencedor será
conhecido na cobrança de 3 pênaltis, permanecendo o empate pênaltis
alternados até que se conheça o vencedor.
Paragarfo 1º: A
definição dos confrontos da Fase Semi
final será definida por sorteio pela loteria federal em data a ser estipulada e
informada pela comissão organizadora.
Participarão do sorteio
as equipes classificadas com excessão da
equipe da cidade sede, a equipe sorteada enfrentará a equipe da cidade sede, em
1 das semi finais sendo a outra semi final entre as 2 equipes não sorteadas.
O jogo da equipe da
cidade sede fará seus jogos na quadra
principal e a outra semi final na quadra secundaria.
REGRAS SORTEIO :Será realizado
pela loteria federal, na primeira quarta-feira, anteriior a data dos jogos da
semi final, (data a ser informada para as
equipes pela organização) seguindo o seguinte
critério.
(1º prêmio, unidade) categoria Pre Mirim
Equipe melhor classificada na 1ª fase =
número 1, 2 e 3
Equipe 2ª melhor classificada na 1ª fase =
número 4, 5 e 6
Equipe Classificada na repescagem (2) =
numero 7,8 e 9
Numero nulo – 0
(2º prêmio, unidade) categoria Mirim
Equipe melhor classificada na 1ª fase = número 1, 2 e 3
Equipe 2ª melhor classificada na 1ª fase =
número 4, 5 e 6
Equipe Classificada na repescagem (2) =
numero 7,8 e 9
Numero nulo – 0
Caso o número sorteado
seja nulo, o número vencedor será o número seguinte da dezena e assim por
diante até que se conheça um vencedor.
(3º prêmio, unidade) categoria Pre
Infantil
Equipe melhor classificada na 1ª fase = número 1, 2 e 3
Equipe 2ª melhor classificada na 1ª fase =
número 4, 5 e 6
Equipe Classificada na repescagem (2) =
numero 7,8 e 9
Numero nulo – 0
Caso o número sorteado
seja nulo, o número vencedor será o número seguinte da dezena e assim por
diante até que se conheça um vencedor.
(4º prêmio, unidade) categoria Infantil
Equipe melhor classificada na 1ª fase = número 1, 2 e 3
Equipe 2ª melhor classificada na 1ª fase =
número 4, 5 e 6
Equipe Classificada na repescagem (2) =
numero 7,8 e 9
Numero nulo – 0
Caso o número sorteado
seja nulo, o número vencedor será o número seguinte da dezena e assim por
diante até que se conheça um vencedor.
(5º prêmio, unidade) categoria Juvenil
Equipe melhor classificada na 1ª fase = número 1, 2 e 3
Equipe 2ª melhor classificada na 1ª fase =
número 4, 5 e 6
Equipe Classificada na repescagem (2) =
numero 7,8 e 9
Numero nulo – 0
Caso o número sorteado
seja nulo, o número vencedor será o número seguinte da dezena e assim por
diante até que se conheça um vencedor.
Caso o número sorteado
seja nulo, o número vencedor será o número seguinte da dezena e assim por
diante até que se conheça um vencedor.
Exemplo 1 = LOTERIA FEDERAL 1º
PREMIO -43077 Nº sorteado 7
Exemplo 2 = LOTERIA FEDERAL 1º
PREMIO -43070 Nº sorteado 7
Paragrafo 2º: Em caso de
desistência de alguma equipe da disputa das Finais Gerais, serão convidadas as
equipes perdedoras da 2ª e 3ª fases para ocupar
o lugar das equipes desistentes.
Art.
13º
- A Fase Final
será disputada pelas associações vencedoras da Semi Final,. As equipes
jogarão em condições de igualdade, sem vantagens, em um único jogo.
Atenção: As
equipes jogarão em condições de igualdade, sem vantagens, em um único jogo,
conforme confrontos na tabela de jogos.Em caso de empate o vencedor será
conhecido na cobrança de 3 pênaltis, permanecendo o empate pênaltis
alternados até que se conheça o vencedor.
Art. 14º - A associação vencedora da Fase Final será declarada CAMPEÃda “1ª COPA ASVALE DE FUTSAL DE BASE “
Temporada 2014 .
- Paragrafo Único: Os jogos da fase, SemiFinal e Final , serão disputados em
sede distinta que será determinada posteriormente.
Os locais pré – determinados para os jogos das Semi Finias e
finais, poderão ser invertidos ou alterados, se a comissão organizadora da COPA
ASVALE DE FUTSAL assim julgar necessário, para o bom andamento do Campeonato.
9 – DA FORMA DE DESEMPATE AO TERMINO
DA PRIMEIRA FASE:
Art. 15º - Ao término dos jogos previstos para a Primeira Fase, se 02
(duas) ou mais associações estiverem empatadas na soma de pontos ganhos, para apurar
a classificação para a próxima fase, serão estabelecidos, pela ordem, até o
desempate, os seguintes critérios:
A) MAIOR NUMEROS
DE VITORIAS;
B) MAIOR SALDO DE
GOLS;
C) MAIOR NUMERO DE
GOLS CONQUISTADOS
D) MENOR NUMERO DE
GOLS SOFRIDOS;
E) GOL AVEREGE
F) POR SORTEIO, EM LOCAL, DATA
E HORARIO, DESIGNADOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DA “1ª COPA ASVALE DE FUTSAL“
10 – DA CONTAGEM DE PONTOS :
Art. 16º - Os campeonatos serão regidos pelo sistema de pontos ganhos,
observando o seguinte critério:
a) Por
vitória
-
03 ( três ) pontos
b) Por
empate
-
01 (um ) ponto
c) Por
derrota
-
00 (zero) ponto
Art. 17º - Quando por decisão da COMISSÃO
DISCIPLINAR forem atribuídos pontos ganhos à qualquer associação que tenha
perdido na competição , concedendo-se para todos os efeitos à Associação
que obtiver ganho de causa o placar de 2 x 0 ( dois a zero ) .
11 – DOS JOGOS :
Art. 18º -Os jogos serão realizados nas datas estabelecidas na tabela
de jogos, não sendo permitidas inversões de mando de campo, salvo por decisão
da Comissão Disciplinar ou por determinação da comissão organizadora.
Art.
19º - A Associação que tiver o mando de
QUADRA deverá tomar as medidas de ordem administrativa e técnicas,
indispensável à segurança do espetáculo e à normalidade da competição, para o
bom andamento do campeonato.
12- DO UNIFORME :
Art. 20º - As associações só poderão usar nas competições os uniformes
previstos em seus estatutos, e cadastro na ASVALE,
ressalvando o disposto quanto ao uso de publicidade.
Parágrafo primeiro – os atletas serão identificados por numeração obrigatória.
Parágrafo segundo -As associações deverão indicar o primeiro e o segundo
uniforme de suas equipes até 72 (setenta de duas) horas antes da primeira
partida da Associação, enviando fax ou contato telefônico, com a Comissão
Organizadora do Campeonato.
Parágrafo terceiro – Em todas as partidas, salvo acordo entre as associações
disputantes, usará o uniforme numero 01 (um) a Associação colocada à esquerda
da tabela de jogos, por ter o mando de campo. Se houver necessidade de troca de
uniforme, esta será efetivada pela Associação visitante.
OBS: aconselhamos as associações
visitantes entrar em contato, via telefone, 72 (setenta e duas) horas antes da
partida, com as equipes, que tem o mando de campo, para definirem os uniformes
a serem usados, evitando assim atrasos no andamento, das partidas.
13
– DO HORARIO DE INICIO DOS JOGOS E SUA DURAÇÃO:
Art. 21º - de acordo com o resolvido nos congressos técnicos, fica
estipulado os seguintes horários, para inicio das partidas:
Jogos aos sábados, domingos e
feriados pela manhã:
a) 09:00 (nove
)
horas
- categoria Pré- Mirim
b) 09:40 ( nove e quarenta
)
horas
- categoria Mirim
c) 10:20 ( dez e vinte
)
horas
- categoria Pre Infantil
d) 11:00 (onze) horas - categoria Infantil
e)11:40 ( onze e quarenta)
horas
- categoria Juvenil
Jogos aos sábados e Domingo e
feriados pela tarde:
a) 13:00
(treze)
horas
- categoria Juvenil
b) 13:40 (treze e quarenta)
horas
- categoria Infantil
c) 14:20 (quatorze e vinte
)
horas
- categoria Pre Infantil
c) 15:00 (quinze
)
horas -
categoria Mirim
d) 15:40 (quinze e quarenta ) horas -
categoria Pré- Mirim
Art. 22º - os horários dos jogos e ou ordem das categorias, poderão ser
mudados de comum acordo entre as Associações, tendo, que, as mudanças efetuadas
serem comunicadas a COMISSÃO ORGANIZADORA e relatadas no boletim de ocorrências
do jogo, com assinaturas dos representantes das Associações e o arbitro do
jogo.
Art. 23º - nos confrontos em que serão disputados apenas 3 (três)
categorias, poderá ser combinado entre as equipes o inicio dos jogos a partir
do segundo horário determinado, tendo, que, as mudanças efetuadas serem
comunicadas a COMISSÃO ORGANIZADORA e relatadas no boletim de ocorrências
do jogo , com a assinatura dos representantes das Associações e o Arbitro
do Jogo.
Art. 24º - Só haverá tolerância de 15 minutos no primeiro jogo, sendo,
que, o intervalo para o inicio do 2º 3º e 4º jogo, deverá ser de no máximo 5
(cinco) minutos para que haja o mínimo de atraso nos horários
dos jogos.
Obs.: aconselha-se as associações,
que no intervalo de cada jogo, já se coloque os jogadores do próximo jogo, para
assinar a sumula e fazer o aquecimento, devidamente uniformizados, para que não
haja atrasos nos horários.
Parágrafo Único: Caso haja atrasos na chegada das delegações, aconselhamos
os representantes a usarem sempre o bom senso aceitando a justificativa do
atraso e procure da melhor forma possível realizar os jogos, lembrando sempre
que estamos mexendo com crianças em formação de caráter e isto esta acima de
qualquer resultado de jogo.
Art. 25º As partidas terão a duração de :
30min (trinta minutos), divididos em dois tempos de 15min
(vinte minutos) e intervalo de 5min (cinco minutos).
14– DAS CONDIÇÕES DE JOGO DOS
ATLETAS:
Art. 26º - da categoria Pré - Mirim:
Somente poderão tomar parte das
partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE, observado o limite de
idade ou seja atletas nascidos nos anos de 2002 ou após.
Art. 27º - da categoria Mirim: Somente poderão tomar parte das partidas os atletas
regularmente inscrito na ASVALE, observado o limite de idade ou seja atletas
nascidos nos anos de 2001 ou após .
Art. 28º - da categoria Pre Infantil:
Somente poderão tomar parte das
partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE, observado o limite de
idade ou seja atletas nascidos nos anos de 2000 ou após até 2001.
Art. 28º - da categoria Infantil: Somente
poderão tomar parte das partidas os atletas regularmente inscrito na ASVALE,
observado o limite de idade ou seja atletas nascidos nos anos de 1999 ou após
até 2000.
Art. 29º - da categoria juvenil: Somente poderão tomar parte das partidas os atletas
regularmente inscrito na ASVALE, observado o limite de idade ou seja atletas
nascidos nos anos de 1997 ou após até 1999.
Adendo: Se caso houver duvida da
idade de algum atleta o mesmo deverá apresentar documento de identidade,
comprovando a data de nascimento. Caso não possua o documento deverá ser feita
uma entrevista com o atleta, se assim quiser a equipe que tiver a duvida.
Art. 30º - Para que o Atleta tenha condição de jogo as Associações
deverão inscrevê-lo na ASVALE, apresentando os seguintes documentos:
1)xerox certidão de nascimento com registro
mínimo de 04 anos ou xerox da carteira de identidade, exceto para a categoria
juvenil que deverá ser xerox de documento de Identidade ( RG ) .
2) ficha de inscrição, devidamente
preenchida, datilografada ou em letra de forma, contendo todas as informações
nela solicitadas, bem como as assinaturas do Pai ou responsável legal, do
Diretor ou Secretario do educandário, do Responsável pela Associação e do
atleta.
3) 02 fotografias ¾ recentes.
Art.
31º - Será
aceito para inscrição de atleta a copia do RG, portanto os atletas que possuem
a Carteira de Identidade não precisaram de fazer a carterinha da competição,
ficando o mesmo obrigado a apresentar o RG para jogar, ficando a cargo do
Representante de Equipe fazer sua inscrição perante a organização com lista de
atletas e copia do RG dos mesmos.
Art. 31º - Só serão aceitas as inscrições de atletas que estejam
estudando, com exceção dos atletas da categoria juvenil.
Art. 32º - O atleta deverá estar obrigatoriamente estudando. Como
também, só poderá participar da competição, atletas em plena condição física e
mental para a pratica do futebol de campo, não sendo de responsabilidade da
comissão organizadora qualquer problema de saúde de qualquer atleta.
Art. 33º - Fica estabelecido o numero 15 de inscrições de
atletas por categoria com exceção da categoria Pre Mirim que tem o limite de 25
atletas até data pré – estabelecida pela comissão Organizadora. (limite para inscrição até dia 15 de Novembro de 2014).
Art. 34º - Após a data limite para inscrição de Atletas só será aceita
inscrição de Atletas mediante pagamento de taxa no valor de R$ 20,00 (Vinte
Reais) por atleta inscrito, sendo limitada estas inscrições até a data de 05 de Dezembro de 2014.
Art. 35º - O atleta inscrito após o inicio da competição só terá
condição de jogo após o 3º dia da data
de entrada do seu pedido de inscrição na comissão organizadora.
Art. 36º - O atleta não poderá participar em todo Campeonato por mais
de 01 (uma) Associação. Caso aconteça o atleta será eliminado da competição.
Art. 37º - Poderão ser utilizados, nos jogos do campeonato, atletas
inscritos nas categorias abaixo, nas categorias imediatamente acima, se assim
julgar necessário o Representante de cada Associação. Sendo permitido a
utilização de no Maximo 3 atletas.
Art. 38º - Quanto a transferência de Atletas, só
poderão ser feitas antes do inicio do campeonato, com preenchimento da ficha
especifica com assinatura dos pais do atletas aceitando a transferência.
As transferências após o inicio do campeonato só serão aceitas, se a equipe a
qual o mesmo pertença ainda não tiver
feito o seu 1º jogo na competição, tendo neste caso que haver
também a concordância da equipe de qual o atleta esta saindo.
Adendo: A listagem de atletas inscritos por cada
agremiação filiada a ASVALE será exibida
no site da competição (www.asvale.blogspot.com) pagina RAIA futsal– Relação de atletas
inscritos Asvale
15 – DAS ASSOCIAÇÕES:
Art. 39º - Poderão participar da competição, as associações cadastradas
na ASVALE e ou associações convidadas que tiverem suas inscrições aprovadas
pela diretoria da ASVALE.
As Associações inscritas na 9ª COPA ASVALE
DE FUTSAL DE BASE, são obrigadas a participar com no mínimo de 03 (três)
categorias.
16 – DAS AUTORIDADES:
Art. 40º - As Autoridades para as
disputas previstas no regulamento serão designadas pela comissão organizadora.
São consideradas autoridades:
Comissão organizadora, Comissão disciplinar, Representante das Associações,
Árbitros, Auxiliares e anotador de Jogo.
17- DO ANOTADOR E SUMULA DE
JOGO:
Art. 41º - Fica na responsabilidade dos representantes das Associações
mandantes de campo, a escalação de um anotador para preenchimento da sumula de
jogo e fiscalização dos documentos apresentados pêlos atletas.
Art. 42º - As sumula e relatórios de jogos serão fornecidos pela
Comissão Organizadora do Campeonato.
Parágrafo único –a sumula de jogo, deverá ao termino de cada partida ser
assinada pelo arbitro, anotador e representante das associações, juntamente com
relatório do arbitro. Tendo o mandante de campo à responsabilidade de enviar no
1º dia útil após os jogos as sumulas de jogo para a organização pelo E-mailasvalecarangola@yahoo.com.br,
para que seja emitido o boletim da rodada em seguida. A via original da súmula
deverá ser enviada logo a seguir pelo correio, ou qualquer outro meio de
transporte, para o endereço abaixo relacionado.
DEPARTAMENTO DE ESPORTES - ASVALE -
COPA ASVALE DE FUTSAL
RUA MARECHAL DEODORO, 371, C/2 - fundos – CENTRO –
CARANGOLA – MG - CEP 36.800.000
Telefone para contato 32. 3741-3115 – 32 .9921.6084 –
32.8836-6084
Art. 43º - A sumula será assinada pêlos atletas, dentro da quadra de
jogo, antes do inicio da partida, sob a fiscalização dos fiscais de mesa e a
presença do Anotador. Em hipótese alguma, a sumula será assinada pêlos atletas
no vestiário.
Art. 44º - Ao assinar a sumula, o atleta apresentará ao Anotador e aos
fiscais de mesa, a Carteirinha de Inscrição fornecida pela ASVALE, ou o RG
ficando inabilitado para a competição, o que deixar de cumprir esta exigência.
Art. 45º - Deverá ser observado pelo Anotador e fiscais de mesa, o ano
de validade das carteirinhas. Caso esteja vencida, o atleta não terá condição
de jogo.
Art. 46º - O atleta só adquire condição de jogo se estiver inscrito na
ASVALE.
Art.
47º - O anotador recolherá no ato da
assinatura da sumula, as carteiras de inscrição dos atletas devolvendo-os ao
término do jogo, com exceção dos que contenham rasuras ou adulterações ou
estejam vencidas, que deverá ser comunicado ao arbitro e aos fiscais de mesa a
irregularidade, as quais serão anexados a 1ª via da sumula de jogo, que será
enviada a comissão organizadora para as devidas providencias. Constará ainda no
relatório do arbitro, o nome completo do atleta, e o numero do documento
apresentado.
Obs. - Cada Associação deverá por um
fiscal de mesa, junto ao anotador para auxilio e conferência das carteirinhas
de atletas.
18- DOS ARBITROS:
Art. 48º - Fica na responsabilidade dos representantes das Associações
mandantes de campo, a escalação dos Árbitros, devidamente inscritos na ASVALE, uniformizados e apresentando
documento de identidade pessoal acompanhado da Carteira de registro da ASVALE,
a não apresentação destes documentos acarretará no veto do mesmo para atuar na
partida.
Parágrafo Único: Conforme combinado entre as equipes participantes, fica
autorizado aos Auxiliares filiados a ligas, apitarem sem a apresentação da
carteira da ASVALE, desde que apresentem sua carteira de arbitro filiado a liga
juntamente com documento de Identidade (RG) .
Art. 49º - Caso aconteça da não apresentação de documentos e carteira
de inscrição dos árbitros, ou se 1 (um) dos arbitros não comparecimento na quadra de jogo, a
partida deverá ser realizada com 1 (um) árbitros apitando, Ficando a associação que não cumpriu com a
escalação dos arbitros, sujeitas a advertência pela Comissão Organizadora do
campeonato.
Parágrafo único – Na falta de
Árbitros, a partida será adiada ficando a cargo conselho disciplinar a solução
da anulação e ou validação da partida com perca de pontos ou não pela
Associação infratora.
19 – DAS SUBSTITUIÇÕES:
Art. 50º - Cada associação poderá ter como suplentes (regra três) no
máximo de 7 (sete) atletas, acompanhados pelo Técnico, Auxiliar Técnico,
Massagista, Médico, Preparador Físico e o Representante da Associação, sendo
obrigatório que conste o nome de todos os dirigentes em sumula.
Parágrafo único – a participação de atleta, nas diversas
competições, é de exclusiva responsabilidade do responsável da Associação.
Art. 51º - Os atletas que estiverem como suplentes (regra três) deverão
assinar a sumula antes do inicio da
partida , sendo obrigatório a apresentação do documento de inscrição
(carteirinha da ASVALE)..
Art. 52º -substituições-
Cada Associação poderá substituir livremente seus atletas sem numero máximo de
substituição e de forma rotativa em qualquer tempo de jogo.As substituições
devem ser controladas pelo mesário e feitas com o jogo em andamento.
20
– DAS INFRAÇÕES E PENALIDADES:
Art.
55º – A cada cartão vermelho, o atleta
estará automaticamente suspenso da próxima partida que sua associação venha a
jogar efetivamente, independente de outras sanções que venha sofrer de
conformidade com a gravidade do seu ato disciplinar.
Parágrafo Único: Os atletas que
forem expulsos na sua categoria não poderão completar a categoria acima no mesmo dia, podendo jogar no próximo jogo
na categoria acima e cumprir a suspensão na sua categoria , quando a tleta de
uma categoria, completar a
categoria acima e for expulso, o
mesmo cumprirá a suspensão na categoria que foi expulso e poderá jogar no
próximo jogo na sua categoria desde de que o jogo não seja no mesmo dia (no
caso de jogos onde a categoria Maior joga primeiro que a categoria menor).
Art. 56º _ O cartão amarelo, não será acumulativo, valendo apenas
para a partida.
Art. 57º - Dirigentes que forem expulsos do banco de Reservas (Regra
três) estarão sujeitos a sanções disciplinares, de conformidade com a gravidade
dos seus atos disciplinares.
Art. 58º - O atleta que estiver cumprindo sanção disciplinar está
impedido de assinar a sumula de jogo.
Art. 59º - A Associação que utilizar atleta que esteja cumprindo sanção
disciplinar perderá os pontos da partida. Alem das sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.
Art. 60º - A associação que utilizar atletas que não estejam
regularmente inscritos na competição, perderá os pontos da partida. Alem das
sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.
Art.
61º - A
associação que utilizar atletas fora do limite de idade estarão eliminadas da
competição em todas as categorias, sendo todos seus resultados ignorados como
se não tivesse acontecido, sendo a associação multada no valor de R$
200,00 (Duzentos reais), e sujeitas às sanções previstas no CODIGO DICIPLINAR.
Parágrafo
único – Caso
seja comprovado adulteração de documentos pelo atleta ou responsável legal, não
tendo a equipe participação no ocorrido, apenas a categoria em que o atleta
atuou será eliminada da competição, sendo o atleta eliminado por 2 anos das
competições da ASVALE.
Art. 62 º - As Associações que cometerem as infrações previstas nos artigos
58º, 59º e 60º deste regulamento, sendo que no caso delas terem sido vencedoras
ou empatado as partidas em questão, terão os resultados revertidos para a
associação que foi sua adversária, sendo que para efeito de contagem de
pontos ganhos ela será declarada perdedora pelo escore de 2 x 0 , não sendo computado o resultado para efeito
de artilharia , porem caso ela tenha sido a perdedora do confronto ,
prevalecerá o resultado da partida , computando assim o resultado para
efeito de artilharia.
Art. 63º - Ocorrendo o caso de uma partida não se realizar por não
comparecimento de uma das associações, ou de ambas, sem motivos que justifique
o não comparecimento, o resultado será igual ao maior placar de 2 a 0(dois a zero) em favor da associação que
comparecer, ou também , contra ambas.
Parágrafo
único – Aceita a
justificativa a coordenação se haverá, ou não, nova data para a partida. Caso
não haja justificativa que abone o não comparecimento no local de jogo a equipe
que não comparecer e se beneficiar com o resultado do WO, e levar
vantagem na classificação da fase, ou prejudicar outras
equipes interessadas no resultado; além de perder os pontos da partida
perderá 2 (DOIS) pontos na tabela de pontos na categoria em questão.
Art. 64º - A associação que não estiver no local da partida até quinze
minutos (15min.) depois do horário estipulado para o inicio do jogo terá contra
si o que perpetua o artigo 63º deste regulamento. (Neste caso também deverá ser
observado o artigo 24º deste regulamento)
Art. 65 º - A partida só poderá ser iniciada com o mínimo de 05 (cinco)
em uma associação e, ou, em ambas.
Podendo após o inicio da partida a
associação completar o número máximo de 12 (doze) atletas até o intervalo
da partida.
Parágrafo
1º- No caso de uma associação ficar
com menos de 03 (sete) atletas, será utilizado, o que diz no artigo 63º deste
regulamento.
Parágrafo
2º- No caso de ambas, ficar com menos
de 03 (sete) atletas será utilizado, o que diz no artigo 63º deste regulamento.
Art. 66º - Ressalvadas
as sanções de natureza regulamentares, aqui expressamente previstas, as
infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida no CODIDO
DISCIPLINAR da ASVALE.
21 – DO Adiamento , INTERRUP[ÇÕES OU SUSPENÇÃO DA PARTIDA:
Art. 67º - Qualquer partida em virtude de mau tempo ou por motivo de
força maior, poderá ser adiada ou suspensa pelo arbitro designado, obedecendo
as seguintes regras:
Parágrafo único
- se a partida não estiver ultrapassado a metade do 2º tempo de
jogo (3 / 4 do tempo de jogo), deverá ser
marcada pela coordenação do Campeonato outra partida em dia local combinado,
caso já tenha ultrapassado a metade do 2º tempo de jogo (3 / 4 do tempode
jogo) será mantido o resultado da partida.
Art.
68º - Em caso de tumulto generalizado,
caracterizado por agressões ou sua tentativa e ou, fatos que comprometam a
segurança de atletas, dirigentes, da arbitragem ou autoridades ligadas à
competição, a associação responsável pelas ocorrências perderá o mando de campo
de dois jogos, os pontos da partida se no momento do conflito a estiver
ganhando ou empatando, além de poder ser sumariamente eliminada da competição,
de conformidade com a gravidade dos fatos.
Art.
69º - O responsável pela sede –
prefeitura e/ou associação – será responsável pela segurança das pessoas
presentes ao local das partidas.
Art.
70º - Antes de tomar a decisão, no que se
diz respeito aos artigos 67º e 68º deste regulamento, o Árbitro deverá ouvir o
Coordenador local que, usando o bom senso, tem poderes para ordenar que o jogo
seja ou não realizado, inclusive aguardar mais dos que os 15min. previsto no
artigo 64º deste regulamento
22 – DOS RECURSOS :
Art. 71 º - A associação que recorrer contra qualquer irregularidade, de
qualquer outra, procederá como se segue:
1-Recurso
datilografado ou em letra de forma, ou enviado pelo e-mail asvalecarangola@yahoo.com.br deverá ser entregue a comissão organizadora do campeonato
ou seu representante legal, até 24 horas após o termino da partida ou no
primeiro dia útil após a realização da mesma.
2-Buscar provas, decorrente da irregularidade e
enviar anexo ao recurso.
Art. 72º - Caberá a comissão organizadora, avaliar e até buscar, ou
tentar provar a irregularidade em qualquer associação, desde que o reclamante
assuma os gastos de condução e alimentação do representante da comissão
organizadora.
Art. 73º - A inscrição e condição de jogo dada ao atleta, pela comissão
organizadora não exime a associação, das punições previstas neste regulamento.
Art. 74º - Os participantes do Campeonato são considerados conhecedores
deste regulamento, anexos e adendos, bem como as regras Esportivas vigentes.
Art. 75º - Por se tratar de uma competição não oficial, que tem por
objetivo primordial o congraçamento das comunidades e o intercâmbio sadio entre
os municípios, não, caberão recursos a órgãos oficiais, nem a justiça
desportiva ou comum, sendo que todas as decisões serão tomadas pela comissão
organizadora, que poderá nomear uma comissão disciplinar, a seu exclusivo
critério, para auxiliar nos julgamentos das possíveis indisciplinas e, ou.
Irregularidade cometida por atletas e, ou, dirigentes, cujas decisões serão
finais e irrecorríveis. Qualquer associação disputante do campeonato que venha
recorrer à justiça comum, por motivo ou em razão do presente Regulamento, será
desligada do Campeonato mesmo durante sua realização.
Art. 76º - – Se ocorrer à hipótese de desligamento de qualquer Associação
pelo motivo constante no artigo 75º deste regulamento, ficam sem nenhum efeito
todos os resultados obtidos pela Associação punida.
23- DAS TAXAS:
Art. 77º - Serão cobradas das associações participantes do Campeonato
taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 ( oitenta reais), por categoria
participante. Para as equipes que participarem com as 5 categorias, somando um
total de R$400,00.
Art. 77º - Serão cobradas das associações participantes do Campeonato
taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 ( setenta reais), por categoria
participante. Para as equipes que participarem com as 4 categorias, somando um
total de R$360,00.
Art. 77º - Serão cobradas das associações participantes do Campeonato
taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 ( cem reais), por categoria
participante. Para as equipes que participarem com apenas 3 categorias, somando
um total de R$300,00.
Art. 78º - Serão
cobradas taxa por carteiras de atletas emitidas no valor de R$ 2,50 ( Dois
Reais e Cinquenta Centavos ) para cada carteira emitida.
Art. 79 º - AS TAXAS DEVERÃO SER PAGAS ATÉ A DATA LIMITE DE 10 de NOVEMBRO
DE 2014.
O não cumprimento desta norma,
acarrretará na eliminação da Equipe da Competição.
24 – DOS TROFEUS E TITULOS:
Art. 80º - Às Associações Campeãs e Vice – Campeãs dos Campeonatos das
Categorias Básicas de Futsal Pré - Mirim, Mirim,Pre Infantil, Infantil e
Juvenil, temporada de 2014, serão conferidos 1 (um) troféu e medalhas
alusivos à conquista, bem como destaque chuteira de ouro,
para os artilheiros da competição, destaque Luva de Ouro
para os goleiros menos vazado.
Art. 81º - As Associações participantes da 1º COPA ASVALE DE FUTSAL,
acumulará pontos para o Rankin da ASVALE FUTSAL, conquistados pelas seguintes
normas de pontuação:
1) Bônus para equipes participantes com 5
categorias
- 10
pontos
2) Bônus 1º colocado de chave 1ª
fase
- 05 pontos
3) Bônus por vitória
- 02
pontos
4) Bônus por empate
- 01
ponto
5) Bônus (vitória) fase
eliminatória
- 03 pontos
6) Bônus (empate) fase
eliminatória
- 02 pontos
7) Bônus classificação (empate) ou (penalty) fase
eliminatória - 01 pontos
8) Pontos ganhos pelo 1º lugar na competição por
categoria - 20 pontos
9) Pontos ganhos pelo 2º lugar na competição por
categoria - 15
pontos
11) Pontos ganhos pelo 3º lugar na competição por
categoria - 10 pontos
12) Pontos ganhos pelo 4º lugar na competição por categoria
- 08 pontos
13 Pontos ganhos pelo 5º lugar na competição por
categoria - 06 pontos
14) Pontos ganhos pelo 6º lugar na competição por
categoria - 05 pontos
15) Pontos ganhos pelo 7º lugar na competição por
categoria - 04 pontos
16) Pontos ganhos pelo 8º lugar na competição por
categoria - 03 pontos
17) Pontos ganhos pelo 9ºao 21º lugar na competição por
categ. - 02 pontos
18)
Equipes que forem eliminadas da competição por irregularidade - 0 pontos
Art. 82º - As definições de 3º ao 7 º colocado será definida pela
pontuação da 1ª fase do campeonato, seguindo os critérios de desempate do
art.15º deste regulamento.
25 – PONTUAÇÃO PARA O RANKING GERAL
DA ASVALE FUTSAL:
Após
a definição do 1º ao 7º colocado na classificação geral do campeonato por
equipe, será atribuído as Associações pontos (BONUS) para somarem no Ranking
Geral da ASVALE conforme tabela abaixo:
1) Pontos ganhos pelo 1º lugar na competição por
equipe
- 20 pontos
2) Pontos ganhos pelo 2º lugar na competição por
equipe
- 15 pontos
3) Pontos ganhos pelo 3º lugar na competição por
equipe
- 10 pontos
4) Pontos ganhos pelo 4º lugar na competição por
equipe
- 08 pontos
5) Pontos ganhos pelo 5º lugar na competição por
equipe
- 06 pontos
6) Pontos ganhos pelo 6º lugar na competição por
equipe
- 05 pontos
7) Pontos ganhos pelo 7º lugar na competição por
equipe
- 04 pontos
8) Pontos ganhos pelo 8º lugar na competição por
equipe
- 03 pontos
9) Pontos ganhos pelo 9º ao 23º lugar na competição
por equipe - 02 pontos
10)
Equipes que forem eliminadas da competição por irregularidade- -50 pontos
26 – DAS
DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS:
Art.
83º - As bolas para os jogos deverão
ser fornecidas pela associação mandante Do jogo, que, deverá ter no mínimo de 2
bolas em boas condições de jogo.
Art. 84º - Os boletins com resultados dos jogos estarão a disposição no
sitewww.asvale.blogspot .com
Art.
85º - As
interpretações e os casos omissos, neste regulamento, serão resolvidos pela
Comissão organizadora, respeitando as leis e regulamentos que regem a
modalidade de futebol.
Anote-se, Afixe-se e Cumpra-se,
Carangola,
20 de setembro de 2014
A comissão
organizadora
ALEXON
NOVAES COSTA VINICIUS
PEREIRA DIAS
Diretor de
Futebol Diretor de Arbitragem
JOSE
NILSON ROSOSTOLATO JEAN
AZEVEDO VIANA
Conselheiro Representante de Equipes
CARLOS EDUARDO PINHEIRO CHAIBEN
Presidente
cref: 006679/P MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário